Cobertura é premiado pelo Jornal de Piracicaba

Cobertura é premiado pelo Jornal de Piracicaba

O site “Cobertura: descortinando os bastidores do Jornalismo Político”, de autoria de Laila Braghero e sob orientação do professor João Turquiai Junior, foi classificado como melhor projeto multimídia entre os trabalhos de conclusão do curso de Jornalismo da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), no 25º Prêmio Losso Netto de Jornalismo, oferecido pelo Jornal de Piracicaba. O evento aconteceu dia 28 de novembro, quinta-feira, no Auditório Verde da Unimep, a partir das 19h30.

Outros três produtos desenvolvidos por integrantes da equipe foram premiados: a série de reportagens “Das redes às ruas – a cobertura do Jornalismo Político Contemporâneo”, de Mariana Balam e Michele Trevisan, e o documentário “Credibilidade em Xeque”, de Fabiana Barrios, conquistaram o 3º lugar nas categorias rádio e vídeo, respectivamente, enquanto a reportagem “Mordaça e impunidade”, de Ana Paula Rosa, ficou em 1º lugar na categoria impresso.

O TCC que resultou na criação do Cobertura e das demais linguagens foi pensado a partir das abordagens presentes na monografia “A relação entre Jornalismo Político e democracia: um estudo do canal Bandnews TV”, de Felippe Limonge. O processo reflexivo proporcionou ao grupo se aprofundar em discussões acerca da cobertura política em múltiplos campos, como por exemplo as manifestações que tomaram o país em junho deste ano.

O Prêmio Losso Netto marca o encerramento da semana de apresentações dos trabalhos de conclusão do curso de Jornalismo da Unimep. Em 2013, seis equipes concorreram ao prêmio em cinco categorias – monografia, rádio, vídeo, impresso e multimídia. De acordo com o regulamento, vence a equipe que obtiver maior somatória de pontos, devido às classificações por categoria.

Os projetos foram avaliados por um júri formado por cinco profissionais: Márcia Rosa, jornalista e professora do Centro de Linguagens e Comunicação da PUC-Campinas; Vanderlei Rosa, responsável pelo programa Plantão Esportivo Permanente Jovem Pan Sat; Fabiana Teixeira, editora e produtora da EPTV Campinas; Mário Alberto Evangelista, editor-executivo do jornal Expresso Popular, de Santos (SP), e Ricardo Pieralini, editor-executivo do Último Segundo, principal canal de notícias do iG.

Assim, o trabalho vencedor da 25ª edição foi “Ombudsman: o olho crítico do jornal Folha de S. Paulo na era digital”, produzido pelos alunos Camila Piacentini, Denis Fernando dos Santos, Fernando Carvalho, Horácio Busolin Júnior, João Vitor Fedato, Sara Pizzol e Vinicius Montebelo, sob orientação do professor e diretor da Faculdade de Comunicação Belarmino Cesar Guimarães da Costa.

Deixe um comentário